06/03/2018 às 15h39

1º Encontro de Segurança do Paciente conta com 120 participantes

O Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC), através do setor de Educação Permanente, realizou no dia 23 de fevereiro de 2018, o 1º Encontro de Segurança do Paciente.

O Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC), através do setor de Educação Permanente, realizou no dia 23 de fevereiro de 2018, o 1º Encontro de Segurança do Paciente. O local escolhido para o encontro foi o auditório da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC II), que teve seus 120 lugares reservados através de inscrições efetivadas antecipadamente no site do HAOC. Com participação gratuita, a organização solicitou a colaboração de 1 quilo de alimento não perecível, ou 1 litro de leite, que foram doados à instituição Voluntárias de Apoio e Combate ao Câncer (Volacc) O encontro, voltado para profissionais e estudantes da área, também foi aberto para o público em geral.

Após a realização de um café da manhã, a abertura do encontro foi realizada pelo diretor técnico do HAOC, Dr. José Carlos Ribeiro da Motta Filho, e da gerente de enfermagem do HAOC, Enfermeira Bárbara Chrispim Salla.

A Enfermeira Caroline Bigatto Bueno de Oliveira, coordenadora de UTI no HAOC, abriu o ciclo de palestras com o tema "Segurança do Paciente em nível mundial". Apontando para dados de publicações científicas realizadas nas últimas décadas, a enfermeira lembra que diversos pacientes sofrem danos causados por falhas na assistência de saúde, o que acarretam aumento no tempo de hospitalização, sequelas permanentes, e até mesmo em óbito.

Os enfermeiros Geazes da Silva de Oliveira Jesus - coordenador de UTI - e Nelma de Luccas - enfermeira da Qualidade - apresentaram o tema "A importância da identificação correta para garantir a segurança do paciente". A palestra abrange a ligação entre o Cuidado/Assistência em Saúde; a Qualidade, com seus processos, estrutura e resultados; e a Segurança do Paciente.

"Mudança da cultura institucional: uma estratégia para a melhoria da segurança do paciente", foi o tema da palestra apresentada pela enfermeira e coordenadora de convênios, Ediléia Belmonte. Trata-se de um conjunto de costumes compartilhados por uma comunidade para diminuir os riscos, tais como trabalhar com as pessoas para mudar suas atitudes, seus comportamentos e pensamentos, e melhorar a capacidade de compreensão da situação.

Sandra Regina Bordin Pedrini, farmacêutica responsável técnica do HAOC, abordou em sua palestra a "prevenção de erros de medicação; ações preventivas no uso de medicamentos potencialmente perigosos em serviços de saúde". Os erros de medicação, de forma geral, correspondem a 30% dos erros em hospitais. Na atenção primária são considerados o principal incidente que leva a eventos adversos, principalmente em crianças e idosos.

Silene Silvana Carvalini, enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), trouxe a palestra "A importância da comunicação efetiva nos serviços de saúde". "A comunicação é a base para o desenvolvimento do processo de enfermagem em todas as suas fases, reforçando o valor da comunicação entre Enfermeiro e Paciente", avalia.

Eliane de Lima dos Santos, Enfermeira da Educação Permanente, apresentou o movimento "O que Importa Para Você?", que faz parte da campanha internacional "What Matters to you?” Aplicado no Brasil, inicialmente, pela Associação Congregação de Santa Catarina, trata-se de estimular conversas entre profissionais da saúde e pacientes, tendo como base o que realmente importa para o paciente.

Para finalizar o 1º Encontro de Segurança do Paciente, a bióloga e pedagoga Fernanda Possan apresentou o projeto Anjos de Maria. Com a participação de Patrícia Brancalion e Adriana Casassa, foi explicada a missão de valorização da vida, cujo trabalho é voltado para caravanas de evangelização e auxílio, orientação e encaminhamento; palestras de valorização da vida; bazar da pechincha.  

Confira as matérias completas e mais fotos acessando a página https://segurancadopacientehaoc2018.blogspot.com/

 

Texto e fotos: Heloisa Pignatelli Santaliestra – Assessoria de Comunicação/HAOC


Galeria de Imagens:

Parceiros

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Revista Digital
Conheça a história da saúde de Indaiatuba e região
Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade