11/01/2016 às 11h32

Ampliação

Primeira etapa das obras do novo prédio do HAOC é concluída

O novo prédio do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC), que possibilitará a ampliação do número de leitos de internação, está com a primeira etapa das obras concluída. A execução das obras teve início em agosto e foi realizada pela empresa TLMix Construções Industrializadas, responsável pela parte de fundação, pilares, vigas, lajes e escadas.

São 7.500 metros quadrados divididos em cinco pavimentos de 1.500 metros quadrados. No pavimento térreo funcionará o Pronto Atendimento (PA), destinado para usuários de planos de saúde e contará com consultórios médicos para atendimento adulto e infantil. Quando estiver com todos os andares prontos para receber pacientes internados, o prédio totalizará 174 novos leitos. A capacidade total de internação do HAOC atualmente é de 180 leitos divididos nas Unidades de Terapia Intensiva adulto e neonatal, maternidade, enfermarias masculina, feminina, infantil e apartamentos.

O custo estimado do projeto, com o novo prédio já pronto e em funcionamento é de aproximadamente R$ 20 milhões. O valor desta primeira etapa, financiada pela Fundação Leonor de Barros Camargo (FLBC), é estimado em R$ 3.700 milhões. Para viabilizar toda a construção, a FLBC, que é mantenedora do HAOC, conta com a parceria com a Prefeitura Municipal de Indaiatuba e também com empresas da iniciativa privada, através de contribuição filantrópica.

As obras complementares do prédio incluem ainda alvenaria para o fechamento das paredes, toda a parte de acabamento, elétrica e hidráulica. Também serão instalados elevadores e rampa de acesso, interligando o novo prédio ao Pronto Socorro, que fica ao lado. A previsão inicial é que os primeiros andares do prédio estejam prontos até dezembro de 2016.

O prédio em construção faz parte das diversas iniciativas de aprimoramento e ampliação que o HAOC passa desde que o superintende Renato Sargo iniciou os trabalhos no final da década de 1990. Naquela época a área física do hospital era de nove mil metros quadrados e passou para os atuais 18 mil metros quadrados. Desta forma o HAOC, que foi inaugurado em 1933, cresce juntamente com Indaiatuba, que naquela ocasião tinha por volta de três mil habitantes. Já o último censo do IBGE, realizado em 2010, aponta mais de 200 mil habitantes.

Além de manter as características arquitetônicas da fachada do prédio, assim como em diversos outros setores originais da época da construção, o HAOC mantém o espírito filantrópico do casal Augusto de Oliveira Camargo e Leonor de Barros Camargo, que fizeram para Indaiatuba um hospital para atender principalmente a população carente. O novo prédio abrigará em igualdade de número de leitos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), planos de saúde e particulares.


Galeria de Imagens:

Parceiros

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Revista Digital
Conheça a história da saúde de Indaiatuba e região
Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade