05/05/2021 às 16h38

Dia Mundial de Higienização das Mãos é comemorado em 5 de maio

Desde o início da pandemia do novo coronavírus os cuidados com a higienização das mãos passaram a fazer parte da rotina de muitas pessoas, que passaram a incorporar a utilização constante de álcool em gel ou a lavar as mãos com água e sabão. Mas este semp

Desde o início da pandemia do novo coronavírus os cuidados com a higienização das mãos passaram a fazer parte da rotina de muitas pessoas, que passaram a incorporar a utilização constante de álcool em gel ou a lavar as mãos com água e sabão. Mas este sempre foi um cuidado essencial na rotina hospitalar, tanto que hoje, dia 05 de maio, é comemorado o Dia Mundial de Higienização das Mãos.

Para tanto, anualmente, o Serviço de Comissão de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) realiza a campanha “Mãos Limpas Salvam Vidas”, para relembrar aos profissionais de saúde os cinco passos para garantir a segurança de todos:

1º Antes do contato com o paciente:

Quando? Higienize as mãos antes de entrar em contato com o paciente

Por que? Para a proteção do paciente, evitando a transmissão de microrganismos presentes nas mãos do profissional e que podem causar infecções.

 

2º Antes da realização de procedimento asséptico:

Quando? Higienize as mãos imediatamente antes da realização de qualquer procedimento asséptico

Por que? Para a proteção do paciente, evitando a transmissão de microrganismos das mãos do profissional para o paciente, incluindo os microrganismos do próprio paciente.

 

3º Após risco de exposição a fluidos corporais

Quando? Higienize as mãos imediatamente após risco de exposição a fluidos corporais (e após remoção das luvas)

Por que? Para a proteção do profissional e do ambiente de assistência imediatamente próximos ao paciente, evitando a transmissão de microrganismos do paciente a outros profissionais ou pacientes.

 

4º Após contato com o paciente

Quando? Higienize as mãos após contato com o paciente, com as superfícies e objetos próximos a ele e ao sair do ambiente de assistência ao paciente

Por que? Para proteção do profissional e do ambiente de assistência a saúde, incluindo as superfícies e os objetos próximos ao paciente, evitando a transmissão de microrganismos do próprio paciente.

 

5º Após contato com as áreas próximas ao paciente

Quando? Higienize as mãos após tocar qualquer objeto, mobília e outras superfícies nas proximidades do paciente, mesmo sem ter tido contato com a superfície

Por que? Para a proteção do profissional e do ambiente de assistência à saúde, incluindo as superfícies e os objetos próximos ao paciente, evitando a transmissão de microrganismos do paciente a outros profissionais ou pacientes.


 


Galeria de Imagens:

Parceiros

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Revista Digital
Conheça a história da saúde de Indaiatuba e região
Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade