29/07/2019 às 19h30

Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

A médica hematologista Líris Delma de Lima e Silva Azevedo e assistente social Leila Aparecida Gomes João trouxeram aos funcionários do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) uma palestra sobre Hepatites Virais, que tem em 28 de Julho o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.

A hepatite viral é uma inflamação do fígado, causada por um vírus do tipo B (VHB) – que tem vacina, oferecida em todas as Unidades de Saúde – ou tipo C (VHC), que não tem vacina, mas, conforme destaca a dra. Líris, pode ser curada se diagnosticada a tempo.

Porém, por ser uma doença assintomática, os portadores só percebem que estão doentes quando as manifestações já são graves, como cirrose ou câncer de fígado e levam anos para descobrir que estão infectados. Por este motivo, a médica destaca a importância de realizar um exame rápido, cujo resultado sai na hora e é gratuito. “Se der positivo, o paciente pode procurar diretamente o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) localizado no Hospital Dia de Indaiatuba”. O tratamento é gratuito e a Hepatite C é uma das poucas enfermidades crônicas que podem ser curadas.

Realizar o diagnóstico precoce das hepatites é um dos principais determinantes para evitar a transmissão ou a progressão dessas doenças e suas graves consequências. As hepatites B e C podem ser transmitidas por sangue contaminado presente em objetos (agulhas, alicates de unha, aparelhos de barbear) e pelo uso de material não esterilizado na colocação de piercing, na realização de tatuagens e em procedimentos cirúrgicos. Pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1993 podem ter adquirido hepatite C. O sexo desprotegido também pode transmitir as hepatites B e C. Também podem ser transmitidas da mãe portadora do vírus para o filho, principalmente no momento do parto.

Após a palestra foi realizado sorteio de brinde e servido café da tarde para os presentes.


Galeria de Imagens:

Parceiros

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Revista Digital
Conheça a história da saúde de Indaiatuba e região
Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade