11/11/2019 às 17h20

Exames preventivos no combate ao câncer de próstata

O médico Marcos Oliveira Siebra Coelho, especialista em urologia, foi o convidado para apresentar aos funcionários do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) a palestra “Novembro Azul: a importância dos exames preventivos no combate ao câncer de próst

O médico Marcos Oliveira Siebra Coelho, especialista em urologia, foi o convidado para apresentar aos funcionários do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) a palestra “Novembro Azul: a importância dos exames preventivos no combate ao câncer de próstata”. O evento ocorreu no dia 7 de novembro no auditório do HAOC, e após a palestra ocorreu sorteio de prêmio e foi servido um lanche da tarde.

Câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele.

As estimativas apontam 68.220 novos casos em 2018. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos*. Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames.

A doença é confirmada após fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista.

As células são as menores partes do corpo humano. Durante toda a vida, as células se multiplicam, substituindo as mais antigas por novas. Mas, em alguns casos, pode acontecer um crescimento descontrolado de células, formando tumores que podem ser benignos ou malignos (câncer). 

O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Esse efeito é conhecido como metástase.

*Fonte: Ministério da Saúde


Galeria de Imagens:

Parceiros

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Revista Digital
Conheça a história da saúde de Indaiatuba e região
Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade