Dentro da proposta de humanização hospitalar, o Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) recebe voluntários que realizam diversas ações com os pacientes. Recentemente dois novos grupos foram incorporados a esta rotina.
O primeiro deles é o Hospitalhaços, uma Organização Não Governamental que todos traz alegria, atenção e descontração, que contagia pacientes, familiares e funcionários do hospital. O grupo, quase todo formado por voluntários de Indaiatuba, já possui experiência de atuação em outros hospitais e agora dedica as tardes de sábado para visitar várias alas do HAOC, como enfermarias masculina, feminina, pediatria e pacientes do Pronto Socorro e Pronto Atendimento.
Fundada em 1999 por Walkiria Camelo, beneficia hoje mais de 360 mil pessoas anualmente, em 18 hospitais. A ONG conta com cerca de 300 voluntários que se dividem entre palhaços humanizadores, brinquedistas, administração, equipes de apoio, comunicação e triadores.
Também desenvolve atividades culturais a comunidades: implantação, manutenção e administração de brinquedotecas, produção de espetáculos teatrais e musicais, oficinas de artes plásticas e contação de histórias.
Voz e Violão
O Grupo Voz e Violão fez sua primeira visita aos pacientes do HAOC no último sábado, dia 23 de abril, e encantou a todos com as músicas evangélicas cantadas e tocadas por 25 voluntários do grupo, que visitou a maternidade, enfermarias masculina, feminina, pediatria, sala de medicação do Pronto Atendimento, e diversas alas do Pronto Socorro.
Desde 2001 o Grupo Voz e Violão leva a Palavra de Deus cantada aos Hospitais, pois crê que a mesma contribui para a recuperação dos pacientes, além de trazer momento de alegria aos acompanhantes e funcionários, respeitando sempre a individualidade e religião de cada um.
As visitas do grupo serão mensais e o cronograma está em fase de planejamento.