29/06/2016 às 16h50

HAOC completa 83 anos

Hospital foi inaugurado em 27 de junho de 1933

O Hospital Augusto de Oliveira Camargo completa nesta segunda-feira, dia 27 de junho, 83 anos de fundação. A data foi comemorada com refeições especiais oferecidas no refeitório do hospital, onde também foi montada uma exposição fotográfica com imagens feitas na época em que o hospital foi inaugurado, mostrando todos os detalhes da arquitetura, decoração e paisagismo. Também foram expostas fotos atuais do HAOC, como o novo prédio que está em construção e irá oferecer mais de 170 novos leitos de internação e um moderno Pronto Atendimento. Ainda dentro das ações voltadas aos mais de 800 funcionários e colaboradores do Hospital, serão distribuídos cupcakes para todos, simbolizando o bolo de aniversário.

O desejo de oferecer um hospital à Indaiatuba foi idealizado por Leonor de Barros Camargo, que em homenagem ao marido, recebeu o nome de Hospital Augusto de Oliveira Camargo. Durante muitos anos a estrutura planejada e inaugurada em 1933 foi suficiente para atender a população da cidade. Conforme desejo do casal, que não teve filhos, o hospital é administrado por meio da Fundação Leonor de Barros Camargo, que tem como membros parentes de Leonor e Augusto. Assim, o presidente do Conselho Curador da FLBC é Marcio Gonçalves Moreira e o superintendente do HAOC é Renato Sargo, que também faz parte do Conselho Curador da Fundação.

Foi no final dos anos 1990 que teve início a expansão da estrutura física do hospital, já sob a superintendência de Sargo. Afinal, havia a necessidade a acompanhar o crescimento de Indaiatuba. Durante esse período foram construídos os Postos I e II, de apartamentos de internação, o Pronto Socorro, Pronto Atendimento e Centro de Diagnósticos, passando dos 9 mil metros quadrados de sua inauguração para os atuais 18 mil m². Com a conclusão dos 7.500 m² dos cinco pavimentos do novo prédio, o HAOC passará a ter mais de 25 mil m².

 

Novidades

O Centro Cirúrgico é o “coração” do Hospital. Está alinhado com a igreja matriz Nossa Senhora da Candelária, assim como a Recepção Central e Capela. O local também passa por nova fase de expansão. No ano passado foi inaugurado o Centro de Hemodinâmica, onde são realizados procedimentos nas áreas de cardiologia, neurologia, radiologia intervencionista e cirurgia vascular percutânea e periférica.

A ampliação abrange também o novo Centro Obstétrico, que já está com a estrutura física concluída e atualmente está em fase de compras para equipar todas as salas. O espaço construído e anexo ao Centro Cirúrgico conta com cinco quartos PPP (pré parto e pós parto) com banheiros, sala de parto cirúrgico e parto normal, sala de avaliação e recepção de recém-nascido, sala de espera e centro de parto normal e posto de enfermagem.

Ainda dentro das novidades que a maternidade do HAOC está passando, será inaugurada em agosto a Unidade de Captação de Leite Humano, graças a uma parceria firmada entre o hospital, que disponibiliza a estrutura física, e o Rotary Clube de Indaiatuba, que financiou a compra dos equipamentos, possibilitando o beneficiamento do leite materno para assistência aos prematuros internados na UTI neonatal. 

A diretoria do HAOC é composta pelo Superintendente Renato Sargo, o Diretor Geral, Dr. Edmir Deberaldini, o Diretor Administrativo, Dr. Marco Antonio Barroca, o Diretor Técnico, Dr. José Carlos Ribeiro da Motta Filho e o Diretor Financeiro, Ronaldo José Garcia.

O Conselho Curador da Fundação Leonor de Barros Camargo é presidido pelo Sr. Marcio Gonçalves Moreira e composta por Fernando Alencar Lara, Flávio Moraes e Silva, Agostinho de Camargo Moraes Neto, Luciano da Silva Carvalho, Renato Sargo e Luiz Gonzaga da Silveira Arruda Júnior.


Galeria de Imagens:

Parceiros

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Revista Digital
Conheça a história da saúde de Indaiatuba e região
Haoc Saúde © 2020 Todos os direitos reservados | Política de privacidade