25/06/2021 às 13h37

HAOC completa 88 anos

Hospital foi inaugurado em 27 de junho de 1933

No próximo domingo, dia 27 de junho, o Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) completa 88 anos de fundação. Atualmente o HAOC conta aproximadamente 1.100 funcionários, por volta de 400 médicos no corpo clínico, além de colaboradores e prestadores de serviço, que atuam para o funcionamento da mais tradicional instituição de saúde de Indaiatuba.

 

O desejo de oferecer um hospital à Indaiatuba foi idealizado por Leonor de Barros Camargo, que em homenagem ao marido, recebeu o nome de Hospital Augusto de Oliveira Camargo. Durante muitos anos a estrutura planejada e inaugurada em 1933 foi suficiente para atender a população da cidade. Conforme desejo do casal, que não teve filhos, o hospital é administrado por meio da Fundação Leonor de Barros Camargo, que tem como membros parentes de Leonor e Augusto. Assim, o superintendente do HAOC é Renato Sargo, que também faz parte do Conselho Curador da Fundação, cujo presidente é Marcio Gonçalves Moreira.

 

Foi no final dos anos 1990 que teve início a expansão da estrutura física do hospital, já sob a superintendência de Sargo. Afinal, havia a necessidade de acompanhar o crescimento de Indaiatuba. Durante esse período foram construídos os Postos I e II, de apartamentos de internação, o Pronto Socorro, Pronto Atendimento, Centro de Diagnósticos (que realiza exames de endoscopia, colonoscopia, câmara hiperbárica, cardiologia, oncologia e hemoliálise), Centro Obstétrico, Laboratório, Hemodinâmica, e, atualmente o setor de imagens, que já contava com raio-x, ultrassonografia e tomografia, agora oferece também o serviço de Ressonância Magnética. Com tantas expansões, o hospital que inicialmente tinha 9 mil metros quadrados na data da inauguração, passa para os atuais 18 mil m².

 

Com a conclusão dos 7.500 m² dos cinco pavimentos do novo prédio, o HAOC passou a ter mais de 25 mil m² de área construída. Em abril do ano passado, com o início da pandemia do novo coronavírus, o prédio passou a atender pacientes internados com sintomas de síndrome gripal em leitos de enfermaria.

 

Já em fevereiro deste ano, teve início no pavimento térreo o funcionamento do novo Pronto Atendimento (PA), espaço dedicado para atendimento de usuários de planos de saúde. Estruturado com ampla recepção e confortável recepção, conta com consultórios médicos para atendimento adulto e infantil. Além disso, a área de 1.500 metros quadrados conta com salas de exames, medicação e observação.

 

Conforme o planejamento inicial, as alas de internação Feminina e Masculina SUS foram transferidas do prédio histórico e já estão funcionando no terceiro andar do novo prédio, enquanto no primeiro andar passa abrigar apartamentos com leitos de internação para usuários de convênio.

 

Legenda:

Imagem aérea do novo prédio, onde funciona, no pavimento térreo, o Pronto Atendimento (PA) para usuários de planos de saúde


Galeria de Imagens:

Parceiros

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Revista Digital
Conheça a história da saúde de Indaiatuba e região
Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade