02/10/2014 às 15h44

HAOC inaugura novo refeitório e cozinha

Espaço foi planejado para preparar refeições de pacientes e funcionários

Com uma área construída de 476,85 m², o novo refeitório e nova cozinha do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) foi apresentado nesta quinta-feira, dia 2 de outubro, a convidados. Estiveram presentes o prefeito municipal Reinaldo Nogueira, o secretário da Saúde José Roberto Stefani, o presidente do SinSaúde Campinas e Região, Edson Laércio de Oliveira, que foram recepcionados pelo superintendente do HAOC, Renato Sargo, e pelos diretores Ronaldo José Garcia (financeiro), Marco Antônio Barroca (administrativo), e José Carlos Ribeiro da Motta Filho (técnico). O refeitório tem capacidade para atender ao mesmo tempo 100 pessoas, entre funcionários e colaboradores do hospital. O espaço começou a ser construído em abril de 2013 e teve um investimento de R$ 1.400 milhão.

O novo refeitório conta com copa para lanches e desjejum, espaço para montagem de bandejas, distribuição, cozinha, área de serviço, depósito de material de limpeza, sala para chefia de nutrição, preparo de legumes, preparo de carnes, legumes, frutas e perecíveis, armazenamento refrigerado, armazenamento de congelados, despensa diária, recepção e inspeção de mantimentos, armazenamento de mantimentos, esterilização de embalagens, esterilização de mamadeiras, preparo de fórmulas de mamadeiras, estocagem e distribuição, antecâmara para amamentação, banheiros e vestiários para funcionários.

O espaço foi planejado seguindo todas as Portarias da área, visando Segurança Sanitária e adequação à demanda atual e futura, além de funcionalidade e fluxo planejado. Essa pré-disposição da Administração do HAOC resultou em investimentos em materiais adequados como inox, assim como em equipamentos como câmara fria, processador de legumes e forno combinado. Também possui outras melhorias como o lactário, que prepara as fórmulas para os bebês da UTI neo, composto por quatro salas, totalmente adequado à RDC 50. Esse projeto também teve outras preocupações como o sistema de aquecimento solar e filtragem de toda água utilizada, mesmo que esta já seja garantida pela rede pública.

Refeições

Atualmente são servidas 310 grandes refeições, ou seja, almoço e jantar, e 170 pequenas (desjejum e lanche da tarde) diariamente. O desjejum é servido das 5h30 às 7h30, o almoço das 10h30 às 13h30, o lanche da tarde das 13h às 13h30 e o jantar das 22h à 01h30. Esse grande intervalo de distribuição nos horários de almoço e jantar permite que os funcionários dos setores (principalmente enfermagem) se revezem para ir ao refeitório. O horário do desjejum visa atender os funcionários que vão entrar e os que estão saindo.

 Para atender essa demanda, há uma equipe composta por 40 funcionários divididos em quatro turnos e quatro setores (copa, cozinha, refeitório e lactário), trabalhando em turnos de 12h e 6h. Três desses funcionários são administrativos: dois nutricionistas e uma auxiliar de escritório.

Além do preparo das refeições, há outras etapas como distribuição, recebimento, armazenamento, higiene de utensílios e da área física, o atendimento nutricional dos pacientes, etc.

O cardápio é elaborado mensalmente, com pratos que fazem parte do dia a dia de todos como bife, carne de panela, frango, etc. Contempla as determinações do PAT (programa de alimentação do trabalhador) e é composto por alimentos de todos os grupos alimentares (energéticos, construtores e reguladores).

A mesma equipe é responsável também pela alimentação dos pacientes, que recebem cinco refeições diárias (desjejum, almoço, merenda, jantar e ceia). Hoje são atendidos cerca de 120 pacientes em cada uma. Também são preparadas mamadeiras e envasadas, e distribuídas dietas enterais (sonda) em oito horários diários.

O cardápio de pacientes é diferenciado, com enfoque em auxiliar na saúde e recuperação. Apresenta mais verduras, frutas e legumes. Também há uma grande preocupação com o colorido, o tempero caseiro, o amor colocado pelas cozinheiras e apresentação. Há diferenciações também de acordo com as dietas que requerem alterações de composição e/ou consistência.


Galeria de Imagens:

Parceiros

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Revista Digital
Conheça a história da saúde de Indaiatuba e região
Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade