25/04/2016 às 17h17

HAOC realiza palestra sobre H1N1

Enfermeira Silene Carvalini fala sobre os principais aspectos da doença

No dia 20 de abril os funcionários do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) puderam conferir uma palestra sobre a gripe Influenza A, mais conhecida como H1N1. Ministrada pela enfermeira do Centro de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Silene Carvalini, foram abordados os principais aspectos da doença.

A gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus influenza. Ela ocorre com maior frequência no final do outono, inverno e início da primavera. É uma doença altamente contagiosa, ou seja, de fácil transmissão de uma pessoa para outra. Quando uma pessoa gripada espirra, tosse ou fala, gotículas com o vírus ficam dispersas no ar por tempo suficiente para serem inaladas por outra pessoa.

A transmissão ocorre quando se inala secreções do doente, espirrar ou tossir, quando há contato com superfícies infectadas, como mesas, maçanetas ou talheres.

Silene lembra que a melhor forma de proteção é a prevenção: lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou o uso do álcool em gel; evitar aglomerações e contato com pessoas doentes; não levar as mãos aos olhos, boca e nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo; não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal; suspender, na medida do possível, viagens a locais onde haja casos da doença; utilizar lenço de papel descartável e jogar após o uso no lixo; procurar assistência médica se surgirem sintomas que possam ser confundidos com os da infecção do vírus Influenza tipo A.

Sobre a vacina, a enfermeira explicou que no dia 30 de abril a rede pública irá aplicar a Trivalente, que protege contra as gripes A (H1N1), A (H3N2) e um tipo da B. A vacina deve ser tomada todo ano, porque normalmente as cepas do vírus mudam.

Os grupos prioritários a serem vacinados são as crianças de seis meses a cinco anos; gestantes em qualquer período de gestação; mulheres no período de até 45 dias após o parto; pessoas com 60 anos ou mais de idade; trabalhadores dos serviços públicos e privados; pessoas portadoras de doenças crônicas como diabéticos, cardiopatas, pessoas com asma ou bronquite, pessoas com câncer ou pressão alta.

O HAOC fornece aos pacientes com sintomas de gripe uma máscara para ser usada durante a rotina de consultas, exames e medicação, e também disponibiliza dispenser com álcool em gel.

A enfermeira apresentou uma relação de sintomas que uma gripe comum de uma gripe H1N1 e as diferenças entre eles. (confira abaixo).


Galeria de Imagens:

Parceiros

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Revista Digital
Conheça a história da saúde de Indaiatuba e região
Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade