O Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) realizou no último sábado (7) a segunda captação de órgãos de 2025. Foram doados rins, córneas e fígado, que beneficiarão pacientes que aguardam na fila única de transplantes, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada Estado e controlada pelo Ministério da Saúde, por meio do Sistema Nacional de Transplantes (SNT).
A doação foi autorizada após a realização de rigoroso protocolo que constatou morte encefálica e o consentimento da família do paciente, conforme determina a legislação vigente. Atualmente, a decisão sobre a doação cabe exclusivamente aos familiares, independentemente de o falecido ter manifestado sua vontade em vida por meio de documentos oficiais.
O processo de captação contou com a atuação de equipe especializada da Unicamp. Após a coleta, os órgãos são imediatamente encaminhados para transplante, de acordo com a posição dos pacientes na lista única de espera.
O HAOC mantém uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), encarregada de identificar potenciais doadores, viabilizar os diagnósticos de morte encefálica e organizar as rotinas hospitalares que oferecem aos familiares a possibilidade da doação