24/01/2023 às 14h45

HAOC realiza tratamento inovador para tratar obstrução de artéria

A litotripsia intravascular coronária, ou “shockwave” age diretamente no local onde formou uma calcificação

HAOC realiza tratamento inovador para tratar obstrução de artéria

 

A litotripsia intravascular coronária, ou “shockwave” age diretamente no local onde formou uma calcificação

 

O setor de Hemodinâmica do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) começou a realizar um procedimento inovador para tratamento de artérias calcificadas. Trata-se da litotripsia intravascular coronária através do método Shockwave, um equipamento hospitalar que emite ondas de choques de pressão acústica por segundos, capaz de quebrar as placas de cálcio de maneira localizada e segura, tornando eficaz a dilatação por balão e restaurando o fluxo sanguíneo. 

 

Mas, o que é uma artéria calcificada?

 

A placa de gordura é uma forma de obstrução das artérias coronárias. Porém, pode ocorrer também a calcificação, ou seja, a formação de cálcio na parede dos vasos. Segundo o cardiologista e coordenador médico dos serviços de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do HAOC, Silvio Gioppato, é mais comum que a doença se desenvolva em pessoas com mais de 60 anos, e por reduzir a elasticidade arterial, aumenta o risco de óbito dos pacientes. Por ser uma estrutura mais rígida do que a placa de gordura, o cálcio dificulta ou até mesmo impossibilita a implantação do stent, utilizado nos procedimentos de cateterismo onde um tubo em formato de malha de metal é introduzido e inflado por meio de um balão a fim restaurar o fluxo sanguíneo nas artérias. Colesterol alto, hipertensão arterial, diabetes, tabagismo e sedentarismo são os fatores de risco que provocam o depósito de sais de cálcio nas artérias. A obstrução na coronária tem impactos negativos na qualidade de vida, gerando cansaço, fadiga, falta de ar, dor no peito e até mesmo infarto.  

 

Tecnologia de ponta

O HAOC é o segundo hospital da Região Metropolitana de Campinas (RMC), e um dos primeiros do Brasil, a utilizar a tecnologia, colocando Indaiatuba na vanguarda da cardiologia moderna. Por ser minimamente invasivo, oferece menos riscos à saúde do paciente. O setor de Hemodinâmica realizou o procedimento pela primeira vez em 7 de outubro, e, mais recentemente, em 20 de dezembro de 2022.

 


Galeria de Imagens:

Parceiros

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Revista Digital
Conheça a história da saúde de Indaiatuba e região
Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade