O Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) recebeu, nesta semana, a visita técnica do Ministério da Saúde (MS), responsável pela validação da certificação de eliminação da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B ao município de Indaiatuba. A ação faz parte do compromisso nacional de eliminar essas infecções entre mães e bebês e avaliar, anualmente, os municípios que já apresentam indicadores compatíveis com a eliminação.
Durante a visita, foram analisados processos e fluxos que envolvem a assistência às gestantes e puérperas, desde o pré-natal, realizado na rede municipal de saúde, até o acompanhamento do recém-nascido. Nesse cenário, o HAOC desempenha papel decisivo, sendo referência no município para os atendimentos de pré-parto, parto e pós-parto, momentos críticos para a prevenção da transmissão vertical.
A certificação valoriza não só o Programa IST/Aids, mas toda a rede assistencial materno-infantil de Indaiatuba, colocando o município e o HAOC como referências regionais no cuidado integral e na vigilância de gestantes e crianças.
A visita anual é parte do processo de validação contínua do Ministério da Saúde, garantindo a qualificação dos serviços e a segurança de mães e bebês, alinhados ao compromisso internacional de eliminar a transmissão vertical dessas infecções até 2030.