19/02/2020 às 16h22

Médicos concluem residência médica em Indaiatuba

Formandos de 2020 especializaram-se em Clínica Médica, Pediatria, Área Cirúrgica Básica, Medicina de Emergência e Oftalmologia

Médicos de várias partes do Brasil, como Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, assim como uma médica boliviana, concluíram em fevereiro de 2020 os estudos de residência médica no Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC), de Indaiatuba/SP. A cerimônia de formatura ocorreu no dia 15 de fevereiro no auditório da UniMax. A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização e ocorre em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos.

São 13 médicos que concluíram a residência: Alejandra Fernandez Contreras, Ingrid Marriel Ramos Novais, Mariane Lipi Cerdeira e Matheus Bonfim Domingos - Clínica Médica; Aline Adelina Soares Novato, Danielle Mayumi Nakano, Heloise Costa e Silva e Livia Manolio Franco – Pediatria; Jubert Júnior Magalhães Lima e Tiago Giaj-Levra Vandalet – Área Cirúrgica Básica; Jessica Iorio Soares – Medicina de Emergência; Lucas Junio Barbosa de Oliveira e Marcela Mara Silva Freitas – Oftalmologia.

Além do HAOC, o aprendizado dos residentes abrange também outros locais, como a clínica Redemo, no caso dos oftalmologistas, ou Caps AD e Caps II, no caso dos residentes em psiquiatria, e UPA. O tempo de residência também varia conforme a especialização. Clínica Médica, Pediatria e Área Cirúrgica Básica, são R2, ou dois anos de duração. Já Medicina de Emergência e Oftalmologia, por exemplo, são R3 (três anos).

Além dos formandos nas especialidades mencionadas, há em andamento no HAOC programas de residência médica em Psiquiatria (R3), Ginecologia e Obstetrícia (R3) e Medicina Intensiva (R2).

O Programa de Residência Médica, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o título de especialista. A expressão “residência médica” só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

A Comissão de Residência Médica (COREME), implantada no HAOC, oferece programa de residência médica para planejar, coordenar, supervisionar e avaliar os programas de residência médica da instituição e os processos seletivos relacionados.


Galeria de Imagens:

Parceiros

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Revista Digital
Conheça a história da saúde de Indaiatuba e região
Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade