21/11/2016 às 17h36

Novembro Azul

Um em cada seis homens terá câncer de próstata

No dia 16 de novembro ocorreu no auditório do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) uma palestra sobre o câncer de próstata, em virtude das ações relacionadas ao Novembro Azul. O médico convidado para palestrar sobre o assunto foi o urologista e diretor técnico do HAOC, Dr. José Carlos Ribeiro da Motta Filho.

Conforme o médico explica, cerca de 75% das causas de morbimortalidade dos homens são: causas externas, doenças do coração, tumores malignos, distúrbios gastrointestinais e respiratórios. Porém, uma característica é que poucos homens procuram atendimento médico para consultas e exames preventivos. Em 2007, por exemplo, foram 16 milhões de consultas ao ginecologista. Em contrapartida, naquela ano, foram 2 milhões de consultas ao urologista.

Apesar da incidência alta – 1 em cada 6 homens terá câncer de próstata – as estatísticas apontam que 1 em 34 irá morrer por causa da doença. Os exames preventivos, com a análise sanguínea e o exame de toque, são recomendados a partir dos 45 anos. Entre os sintomas estão a vontade freqüente de urinar, retenção urinária, dores ósseas e insuficiência renal.

Após a palestra o departamento de Recursos Humanos promoveu um sorteio de prêmio e foi servido um lanche da tarde.


Galeria de Imagens:

Parceiros

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Revista Digital
Conheça a história da saúde de Indaiatuba e região
Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade