31/08/2021 às 11h28

Novo equipamento para Hemodinâmica traz mais precisão para diagnóstico e tratamento

Cateterismo coronário, neurológico e vascular em diversos órgãos é realizado através de tecnologia de ponta de novo equipamento do HAOC

O Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) conta, desde o mês de agosto de 2021, com um novo e mais moderno equipamento para realização de cateterismo diagnóstico e de tratamento de doenças de obstrução do vasos e artérias do coração, cérebro ou outros órgãos vasculares. O Centro de Hemodinâmica do HAOC está em funcionamento desde 2015, e este novo aparelho, conquistado através de Emenda Parlamentar do deputado estadual Rogério Nogueira, agrega uma série de recursos que facilitam o tratamento e o torna mais preciso, mais assertivo, mais previsível do que o equipamento anterior. “É um equipamento que traz muita qualidade e traz tecnologias embarcadas que aumentam a nossa precisão no tratamento, tanto no diagnóstico como no tratamento. Essa máquina trouxe um grande salto de qualidade para a medicina minimamente invasiva de Indaiatuba”, analisa o médico cardiologista Dr. Silvio Giopatto.

O Centro de Hemodinâmica realiza exames e procedimentos relacionados ao tratamento de doenças coronárias, como infarto e angina; arritmias cardíacas; doenças da aorta; artérias que irrigam órgãos abdominais (rim, por exemplo); doenças das artérias dos membros (trombose, gangrena); aneurismas cerebrais; químio embolização de tumores cerebrais, renais e de fígado; embolização de miomas, entre outros.

As doenças cardiovasculares correspondem a 30% dos óbitos no mundo. Excetuando a pandemia do novo coronavírus, são as doenças que mais matam. “Mas tem duas que são as principais vilãs, causadoras de morte, e incapacitação, que é o infarto e o Acidente Vascular Cerebral (AVC). O infarto é o que mais mata e o AVC é o que mais incapacita. E nesses dois casos, quanto mais rápido e efetivo for tratamento, melhores são as chances de sobrevida do paciente e a qualidade de vida”. Nestes casos, a Hemodinâmica age rapidamente, com o cateterismo diagnóstico, e, ao confirmar o infarto ou AVC, identifica qual artéria está obstruída, seguindo com o tratamento, restabelecendo a passagem do sangue.

O fluxo sanguíneo é interrompido quando há um “entupimento” de artérias ou veias, geralmente devido ao acúmulo de gordura. O equipamento de Hemodinâmica possibilita que o médico visualize este local, ao passar o cateter, e realizar o tratamento, que consiste no posicionamento, com grande precisão, de stents. “Para isso nós precisamos de uma excelente qualidade de imagem, e isso este equipamento traz. Precisamos saber se o stent ficou bem expandido, dilatado, e graças aos recursos que chamamos de realce geográfico, é possível que a gente enxergue o stent, que é uma estrutura muito delicada, muito fininha, pouco visível ao Raio-X. Para neurologia e vascular traz recursos de reconstrução tridimensional, facilita e melhora muito o tratamento dos aneurismas cerebrais, de artéria aorta, por conta de todos esse recurso que ela traz junto, além da qualidade da imagem ser superior ao equipamento anterior, traz recursos bem avançados que aumenta demais a precisão e consequente a qualidade e assertividade do tratamento”, conclui Giopatto.


Galeria de Imagens:

Parceiros

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Revista Digital
Conheça a história da saúde de Indaiatuba e região
Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade