14/10/2013 às 16h03

OUTUBRO ROSA

ONG realiza campanha contra câncer de mama no PS do HAOC.

O Centro de Apoio ao Portador de Câncer Mais Vida realizou no dia 8 de outubro, no Pronto Socorro (PS) do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) a Campanha "Outubro Rosa", ação que tem como objetivo a conscientização das mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Na ocasião as assistentes sociais e voluntárias da ONG conversaram com 321 pessoas sobre a importância da prevenção, além da entrega de panfletos de materiais informativos. Segundo a assistente social Maria Sueli da Silva, as principais dúvidas apresentadas são com relação a idade em que os exames devem ser realizados, se homens também têm câncer de mama, além de perguntas sobre outros tipos de cânceres.

O Mais Vida programou uma série de atividades para todo o mês de outubro, que incluem, além de Indaiatuba, as cidades de Monte Mor, Elias Fausto e Salto, com entrega de materiais informativos, palestras de orientação do câncer de mama e uma passeata, que será realizada no dia 26, às 9h, em Monte Mor. Mais informações sobre o Outubro Rosa e sobre a ONG no site: www.maisvida.org.

Prevenção

Exame Clínico: é aquele que o médico faz no consultório, junto aos exames ginecológicos anuais. Neste exame o médico observa se há algum caroço ou alteração da pele das mamas, que possam indicar algum tipo de problema. Caso algo anormal aparece, exames complementares são solicitados. Todas as mulheres devem realizar este exame a partir da menstruação uma vez ao ano.

Mamografia: é o exame que consegue descobrir a doença muito no início, o que faz com que as chances de cura sejam de quase 100%. Mulheres que pertencem a algum grupo de risco devem começar a fazer o exame cedo. O câncer de mama atinge principalmente mulheres de 50 a 69 anos. Uma lei garante a mamografia gratuita pelo SUS para todas as mulheres a partir dos 50 anos.

Autoexame: A própria mulher realiza este exame apalpando as mamas e axilas com cuidado. Ele é importante para que a mulher conheça melhor seu corpo e seja capaz de notar problemas que mama venha a apresentar. O autoexame é um complemento e não substitui o exame clínico ou a mamografia. O mais indicado é que seja realizado todo mês, contando sete dias a partir do primeiro dia da menstruação. Se a mulher estiver na menopausa, deve marcar um dia fixo todos os meses.

História

O movimento Outubro Rosa começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários países.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo/SP. No dia 02 de outubro de 2002, quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero" como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 1932 - MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.

Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.

Fonte: www.outubrorosa.org.br


Galeria de Imagens:

Parceiros

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Revista Digital
Conheça a história da saúde de Indaiatuba e região
Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade