01/07/2010 às 00h00

Profissionais da saúde do HAOC participam de treinamento

Profissionais da saúde do HAOC participam de treinamento
"Treinamento Acolhimento e Relações Interpessoais nos Serviços de Saúde" é o tema dos encontros com funcionários e enfermeiros do hospital

A direção do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) preocupada em oferecer melhores condições de trabalho aos seus funcionários, implantou desde o início deste ano, alguns treinamentos que tem por objetivo contribuir para a atuação dentro da instituição.

"Treinamento Acolhimento e Relações Interpessoais nos Serviços de Saúde" tem sido o tema principal desses encontros que está sob a responsabilidade da Coordenadora do Departamento de Recursos Humanos, Sueli Corrêa.

"O objetivo da implantação desse treinamento e outros também iniciados refere-se à política de mudanças institucionais que a diretoria do HAOC está realizando a partir do início desse ano. Nesse sentido as primeiras ações foram levantar necessidades de treinamentos e desenvolver acompanhamento de processos de trabalho para possíveis ajustes", comenta Sueli.

O treinamento inicia-se com uma reflexão sobre a organização de serviços, o papel da instituição na comunidade, o papel de cada profissional dentro do HAOC, "pois se posicionar como uma empresa prestadora de serviços de saúde envolve participar de uma rede de atenção à saúde em diferentes níveis de complexidade de assistência, assumir disposição para acolher necessidades e oferecer conhecimentos técnicos resolutivos", afirma.

Neste processo de capacitação e treinamento estão envolvidas todas as áreas de atuação do HAOC, como: serviço social, enfermagem, nutrição, medicina, fisioterapia, psicologia, higiene/limpeza, administração, entre outros.

Para Sueli, o Acolhimento envolve técnicas de atendimento de todos os processos de produção de serviços de saúde, por isso é fundamental a participação de todos os funcionários na capacitação.

O principio básico do Acolhimento é a integralidade. A interação depende da qualidade das relações interpessoais, da capacitação técnica e da postura profissional de um setor que se aprimora continuamente, através de educação e sofisticação tecnológica, dessa forma, o Acolhimento é compreendido como ‘postura e técnica’. O trabalho dentro de um hospital exige, além de esforço físico e conhecimento técnico, um reforço emocional que permita ao profissional da saúde gerenciar possíveis crises diante de uma situação inesperada e para que esse trabalho seja realizado com sucesso, o profissional precisar incluir oportunidades para que o usuário se expresse; ouvir com postura receptiva; contextualizar e interpretar os diferentes significados (linguagem verbal e não-verbal) imprimindo qualidade aos serviços; deve utilizar seu saber, suas competências e habilidades para a construção de respostas às necessidades dos usuários &ndash isto significa garantir respostas, mesmo quando se encaminha um c/paciente para outro serviço desde que seja com referencia para a pessoa ter acesso qualificado.

"Gradualmente todos os funcionários do HAOC estão convocados para esse treinamento, pois, o hospital e o Plano de Saúde são um micro-sistema de saúde que está incluído num sistema maior que envolve a rede pública e particular de serviços de saúde da cidade e região", comenta Sueli.

O treinamento básico é composto de seis horas presenciais, atividades extra-aula e atividades grupais de avaliação e acompanhamento.

Palestra Dr. Jamiro Wanderley
Como atividade extra do treinamento de Acolhimento do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC), foi realizada uma palestra para funcionários da instituição. Como o hospital é um estabelecimento que não é possível fechar as portas para que todos participem de treinamentos e capacitações, foi feita uma escala de cada setor com a disponibilidade de ausência no trabalho e participação na palestra; assim como é feito durante os treinamentos semanais, é realizado tipo de um rodízio de funcionários.

O convidado a ministrar a palestra que aconteceu no último dia 8 de junho, no Centro de Convenções Aydil Bonachela, foi o Dr. Jamiro Wanderley, clínico geral, que já algum tempo vem realizando palestras motivacionais para profissionais da saúde com o objetivo de estimulá-los ao bom atendimento e compreensão com o paciente e seus familiares. Dr. Jamiro participa dos grupos Hospitalhaços; Contadores de Histórias, Doadores da Alegria, entre outros, cujo objetivo é visitar os hospitais e levar um pouco de alegria aos pacientes.

Em sua palestra, Dr. Jamiro utiliza técnicas da mágica, que segundo ele, além de atrair a atenção dos convidados, faz com que cada um abra seu coração e se desarme diante das informações que serão apresentadas, "é uma forma de fixar o conteúdo apresentado e se desfazer de qualquer preconceito, a mágica foge da realidade por alguns instantes e faz com que cada pessoa veja com outros olhos uma determinada situação e por diversos pontos de vista", afirma o Dr.

"A palestra com o Dr. Jamiro enriqueceu o conteúdo desse trabalho, ao longo do ano realizaremos outras atividades para fortalecer as ações desenvolvidas" finaliza Sueli.

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