28/01/2019 às 16h19

SAÚDE

Hemodiálise do HAOC completa cinco anos

O setor de hemodiálise do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) comemora em janeiro cinco anos de funcionamento e atualmente atende 116 pacientes, em turnos alternados de três vezes por dia, seis dias por semana.

A hemodiálise é indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves. O procedimento ocorre através de uma máquina que limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos e ajuda a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina.

Por este motivo, o paciente tem uma rotina muito próxima não apenas com a equipe que faz o atendimento (composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, higiene, nutricionistas, psicóloga e assistente social), mas também com outros pacientes. Afinal, são quatro horas de tratamento em dias intercalados e é contínuo.

Os problemas renais podem ser provocados por doença auto-imune, condições genética ou familiar e algumas adquiridas. Mas em alguns casos é possível aplicar ações preventivas, como cuidar da pressão arterial, uma vez que  a hipertensão arterial prejudica o funcionamento dos rins. Diabetes também leva à insuficiência renal. O transplante de rim também é uma possibilidade para o paciente com insuficiência renal e é possível através de doador vivo (o mais comum é por familiares do paciente) ou então doadores falecidos.

 


Galeria de Imagens:

Parceiros

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Revista Digital
Conheça a história da saúde de Indaiatuba e região
Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade